terça-feira, janeiro 23, 2007

Boa notícia para o pessoal desenvolvedor em Assembler.
"O governo brasileiro espera capacitar até 15 mil profissionais voltados para indústria de semicondutores no prazo de até cinco anos, segundo o Secretário de Tecnologia Industrial, Jairo Klepacz. “Já estamos investindo em programas de capacitação nessa área. Criamos cinco Centros de Design de Circuitos no País. Porque para se fazer um chip é preciso montar sua arquitetura”.

Klepacz explica ainda que não se traz uma indústria de semicondutores como o setor automotivo. “Para estruturar uma indústria deste porte é preciso de capacitação e conhecimento traduzidos por universidades e centros de pesquisa”.

Segundo o secretário, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), pacote de medidas anunciado nesta segunda-feira (22/01) pelo Governo Federal, tem como objetivo sinalizar que o Brasil está de novo no cenário mundial como candidato a abrigar uma indústria de semicondutores bem estruturada. “O PAC estabelece entre outras coisas um regime tributário agressivo que visa trazer investimentos dessa indústria portadora de inovação”, destaca Klepacz.

A partir do PAC, o governo instituiu o PADIS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria de Semicondutores). O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, concorda que o PAC traz o Brasil novamente à rota mundial de investimentos das indústrias de semicondutores, que produzem chips para diversos segmentos de alta tecnologia. "Com o PAC, nosso País começa a fazer parte dessa rota e passa a ter capacidade competitiva", destacou.

As empresas que aderirem ao PADIS serão beneficiadas com a isenção de IRPJ e a redução a zero das alíquotas do IPI, PIS/Cofins e Cide incidentes sobre as vendas de semicondutores e displays. Haverá ainda desoneração sobre aquisição de bens de capital e remessas ao exterior a título de pagamento por uso de tecnologia e softwares .

Outro programa instituído pelo PAC foi o PATVD (Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria de Equipamentos para TV Digital ). Furlan disse que o programa tem o objetivo de fomentar a indústria de transmissão brasileira, para que ela comece a emitir o sinal digital. "A medida é para que haja uma penetração bastante rápida das radiodifusoras na alteração do sinal analógico para o digital", analisou o ministro. "
Fonte:http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=7142

Nenhum comentário: