sexta-feira, junho 27, 2008

A Carta de Gates

Carta aberta aos “hobbyistas”

Por William Henry Gates III

3 de Fevereiro, 1976

Carta aberta aos hobbyistas

Para mim, a coisa mais crítica no mercado de hobby é a falta de bons cursos de software, livros e software em sí. Sem bons programas, e um usuário que entenda de programacão, um computador de hobby está desperdicado. Software de qualidade será escrito para o mercado de amadores?

Há cerca de um ano, Paul Allen e eu, apostando no crescimento do mercado de entusiastas, contratamos Monte Davidoff e desenvolvemos o Altair BASIC. Apesar do trabalho inicial ter demorado apenas 2 meses, nós 3 passamos a maior parte do ano passado documentando, melhorando e acrescentando funcões ao BASIC. Hoje temos BASIC de 4k, 8k, EXTENDED, ROM e DISK BASIC. O preco em horas de computacão que utilizamos para isso já passa dos U$ 40.000

A reacão de centenas de usuários que dizem estar utilizando nosso BASIC tem sido toda positiva. No entanto, duas coisas aparentes nos surpreendem: 1) a maioría desses usuários que nos escreveram não compraram nosso BASIC e 2) a quantía que recebemos proveniente das vendas do Altair BASIC nos renderam menos de U$ 2.00 por hora.

Por quê? Como a maioría dos hobbyistas devem saber, a maior parte de vocês rouba os programas que usam. Hardware deve ser comprado, mas software é algo para se compartilhar. Quem se importa com o pagamento daqueles que criaram o software?

Isso é justo? Uma coisa que vocês não fazem, ao roubar programas, é se vingar da MITS por algum problema que possam ter.(Nota do blog: o MITS era o fabricante dos Altair onde o BASIC de Bill Gates rodava. A montagem era caseira e muitos dos kits vinham com defeitos, causando problemas de hardware, os quais Gates comenta aí.). A MITS não ganha dinheiro vendendo software. Os royalties pagos a nós, o manual impresso, a fita e custos adicionais nos deixam trabalhando a preco de custo, sem lucro. Uma coisa que vocês conseguem com isso é impedir que bons programas sejam escritos. Quem tem o luxo de trabalhar profissionalmente sem pagamento? Qual entusiasta pode investir 3 anos-homem em programacão, encontrando todos os problemas, documentando o sistema e depois distribuir tudo isso grátis? O fato é que ninguém além de nós investiu tanto dinheiro no mercado de software para entusiatas. Nós escrevemos o BASIC para o 6800, e estamos criando o 8080 APL e 6800 APL, mas há pouco incentivo para tornar estes programas disponíveis para os hobbyistas. Mais diretamente, o que vocês conseguem com isso é apenas roubar.

E o pessoal que revende o Altair BASIC seu autorizacão, eles não ganham dinheiro com software de hobby? Sim, mas esses sobre os quais ficamos sabendo podem sair perdendo no fim. São eles que dão aos entusiastas má fama, e deveriam ser expulsos das reuniões de grupo nas quais aparecerem.

Eu gostaría de receber cartas de qualquer um que deseje nos pagar, ou que tenha sugestões ou comentários. Me escrevam no endereco 1180 Alvarado SE, #114, Albuquerque, Novo México, 87108. Nada me agradaría mais do que poder contratar dez programadores e inundar o mercado de hobby com bom software.

Bill Gates

Sócio gerente geral, Micro-Soft

Nenhum comentário: