terça-feira, abril 15, 2008

Microsoft libera para desenvolvedores biblioteca de códigos de três produtos

São Paulo, 14 de abril de 2008 - A Microsoft publicou no seu site MSDN, voltado para desenvolvedores de software, códigos fontes preliminares de três. São as versões 2007 do Office, Share Point Server e Exchange Server.

Ao todo, a Microsoft publicou na seção biblioteca do mais de 14 mil páginas dos códigos fontes inseridos nesses aplicativos. Segundo a empresa, agora a companhia soma a liberação de mais de 44 mil páginas com informações dos protocolos de documentação dos seus principais produtos.

A medida faz parte da iniciativa de interoperabilidade de documentos da Microsoft (Document Interoperability Initiative). O objetivo da abertura dos códigos de seus produtos para parceiros e desenvolvedores é promover o uso em conjunto entre diferentes formatos de documentos.

De acordo com Tom Robertson, gerente de interoperabilidade da companhia, a ação de liberar ao público tais códigos “é mais um passo para a interoperabilidade entre interfaces e programas”. Esta também é uma forma da empresa aliviar as pressões que a União Européia vem impondo a empresa, por causa das investigações por práticas monopolistas.

A liberação destes códigos se dará em três etapas: a primeira parte corresponde à documentação técnica preliminar. Já no final de junho, o processo seria finalizado, com a publicação da edição técnica definitiva e os termos de formas de patentes, permitindo que desenvolvedores fora da empresa manuseiem os dados e tenham uma real noção do nível de abertura proporcionado pela Microsoft. As informações liberadas estão no site MSDN http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/default.aspx

Nenhum comentário: