terça-feira, outubro 31, 2006

Comunidades no Maranhão têm Internet movida a energia solar

Tecnologia no Brasil.
"Mesmo sem dispor de suprimento regular ou rede para distribuição de eletricidade, 11 comunidades maranhenses distantes dos centros urbanos têm acesso à Internet, por meio da energia solar. Uma parceria iniciada em julho entre as Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte do Brasil), vinculadas ao Ministério das Minas e Energia, e o MEC (Ministério da Educação) e das Comunicações permitem que essas comunidades estejam integradas à rede mundial de computadores.

O objetivo é estimular, com a inclusão digital, o crescimento social e econômico das comunidades. Os três ministérios planejam expandir o projeto para toda a Amazônia Legal, que engloba o Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e partes de Mato Grosso e do Tocantins.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério das Comunicações, a Eletronorte é responsável pelo fornecimento de energia, por meio da captação da luz solar e o MEC pelos equipamentos dos laboratórios de informática nas escolas.

Já o Ministério das Comunicações, com o Programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), garante antenas para conectar os terminais, via satélite, à internet de alta velocidade.

As onze comunidades beneficiadas estão nos seguintes municípios: Barreirinhas, Bom Jesus das Selvas, Caxias, Chapadinha, Cururupu, Formosa da Serra Negra, Grajaú, Humberto de Campos, Paulino Neves e Vargem Grande.
Fonte : http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=6395

Nenhum comentário: